"Vida de Van Gogh"

 Olá pessoal!

Esse blog foi criado para um trabalho universitário, grupo Eclipse, encontro de mentes.

Ele tem como base a vida e pricipalmente com a obra de Van Gogh, A vinha Encarnada.

O artista foi caracterizado por alguns como um homem incompreendido, atormentado, intempestivo e com distúrbios comportamentais. Por isso, não só suas obras como sua vida geram muita curiosidade até os dias de hoje. Van Gogh foi tema de diversos livros, filmes e documentários.


                                                                          "Vida de Van Gogh"


  Segundas nossas fontes, Vincent Van Gogh, o renomado pintor holandês, deixou um legado artístico significativo, produzindo mais de 2 mil obras durante seus 37 anos de vida. Sua trajetória é marcada por uma personalidade intensa e atormentada, além de possíveis distúrbios comportamentais.

  Nascido em 1853, na Holanda, Van Gogh demonstrou interesse pela arte desde a infância. Seu irmão Theo foi seu grande amigo e apoiador ao longo da vida. Vincent trabalhou em galerias de arte, foi missionário e enfrentou crises de depressão e instabilidade mental.

  Os autorretratos revelam sua aparência: homem magro, cabelos ruivos e olhos claros. A relação com a religião e romances mal-sucedidos também fazem parte de sua história.

  Van Gogh faleceu em 1890, deixando um legado que transcende sua vida e continua a inspirar gerações de artistas e admiradores até os dias atuais.

Confira algumas obras de Van Gogh:

Os comedores de batatas – 1885

A casa amarela – 1888

Terraço do café na praça do fórum - 1888

A vinha encarnada ou Vinhedo Vermelho- 1888

Doze girassóis em uma jarra - 1889

A noite estrelada – 1889

Autorretrato – 1889

Autorretrato com a orelha cortada – 1889

Lírios – 1889

O campo de trigos com corvos - 1890

Retrato de Dr. Felix Rey - 1889




                                                                        
                                                                   "Original A Vinha Encarnada"
                                                                      Vincent Willen Van Gogh

  Essa obra  é também conhecida "Red Vineyards at Arles''. Vinhedos Vermelhos em Arles),pintada por Vincent van Gogh em 1888 e foi uma das suas ultimas pinturas.  

  Ao descrever o quadro ao seu irmão, Van Gogh disse que o tinha feito após a chuva, com o por do sol.E que pintura o chão de violeta e as folhas das parreiras de vermelho ''como vinho''. O toque amarelo-esverdeado no céu foi usado para contrastar com os tons de vermelho quente que dominam a composição.


                               

                                                                    "Releitura da obra A Vinha Encarnada"

                                                                              Ketelyn Ribeiro de Oliveira Silva 

 

A releitura da obra  A vinha Encarnada ,foi feita pela Ketelyn , em 2024 

Ela descre a sua releitura ,disse Eu vejo pessoas e crianças trabalhando numa plantação e meu sentimento e de paz.


                                                "Reflexão sobre a infância no campo"

  Observar a criança e a infância no campo é reconhecer que elas passam por processos que fazem parte de seu contexto histórico e sociocultural. A infância no campo é caracterizada por experiências singulares e desafios específicos. As crianças que vivem no campo geralmente possuem uma conexão mais íntima com a natureza, e suas brincadeiras e brinquedos refletem essa ligação, utilizando elementos naturais como pedras, galhos, folhas e até animais. A interação com a natureza é essencial para o desenvolvimento infantil no campo, proporcionando aprendizado e crescimento. Muitas vezes, as crianças do campo residem em casas rurais, onde utilizam lenha para cozinhar e se aquecer. Elas podem estar familiarizadas com ferramentas como espingardas (utilizadas para caça) e meios de transporte típicos da região. Essas experiências diárias moldam a perspectiva e habilidades das crianças. A infraestrutura educacional no campo pode ser precária, dificultando o acesso a recursos e oportunidades. Todas as crianças têm direito à educação, que deve reconhecer e respeitar suas diferenças culturais, étnicas, religiosas, de gênero e sociais. As políticas voltadas para a infância têm a responsabilidade de garantir que todo conhecimento produzido seja compartilhado. Assim, o conhecimento é visto como um direito de cidadania. Portanto, refletir sobre a infância, a adolescência, a educação e os direitos humanos é uma questão de interesse geral que não pode ser ignorada pela sociedade. É fundamental compreender a importância da dimensão cultural e sociocultural das pessoas que vivem no campo, que lutam coletivamente por políticas que respeitem sua identidade como seres históricos pertencentes a uma comunidade. É necessário acreditar que o campo é o local onde se constroem as relações culturais e modos de vida, além de ser um espaço de reivindicações por moradia, educação, terra e outros direitos.

                                                              

                                                                 "Fontes"

https://brasilescola.uol.com.br/biografia/vincent-van-gogh.htm

https://santhatela.com.br/a-vinha-encarnada

Disponível: SciELO - Brasil - <b>AS CRIANÇAS DO CAMPO E SUAS VIVÊNCIAS: O QUE MOSTRAM SUAS BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS</b> <b>AS CRIANÇAS DO CAMPO E SUAS VIVÊNCIAS: O QUE MOSTRAM SUAS BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS</b>